quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Estimulando a ler desde bebê

Eu achei bem interessante..
Very Happy
Vou esperar meu bebe crescer e depois quero tentar isso... será uma boa maneira de passar o tempo com meu filho...

Espero que gostem!!!

Estimulando a ler desde bebê


Por Márcia Franco Versieux

Editora do Site (www.cuidandodomeubebe.com.br) e mãe de uma menina de 2 anos

Minha mãe é professora e formada em Letras e sempre me aconselhou a ler e a fazer com que meu bebê, desde bem pequena, se interessasse por leitura.

Sendo assim, desde seus três meses, a minha filha começou a ter contato com os livros. Primeiro aqueles de pano, disponíveis em lojas especializadas; depois os de plástico, que são ótimos para morder e para levar ao banho, e também os de papel, de capa mais dura, com barulhinhos de animais, dentre outros. A minha filha adorava!!!

Aos seis meses eu já mostrava livros normais, mas com pouco texto (uma frase em cada página), para minha filha e ela se mostrava bastante interessada com as figuras e as palavras. Alguns ela chegou a decorar o que estava escrito.

Foi quando minha irmã, que hoje já possui duas filhas grandes, me aconselhou que eu fizesse uma brincadeira com a minha filha que poderia desenvolver bastante seu aprendizado. Consistia em escrever palavras, com caneta vermelha, em letra corrente, em cartazes, e mostrá-las para minha bebê, falando alto, assim: Aqui está escrito "Bola". Minha irmã aprendeu a brincadeira num livro* que afirmava que os bebês poderiam aprender a ler, e havia testado, com sucesso, a prática com suas filhas, que se tornaram leitoras e escritoras ávidas (a mais velha, inclusive, gosta tanto das "letras" que já escreveu 3 livros de mais de 100 páginas cada, aos 14 anos!).

Os cartazes devem ser sempre do mesmo tamanho ( altura e comprimento) e as palavras devem ser escritas centralizadas. Você deve mostrar uma palavra de cada vez, pelo tempo que seja suficiente ao aprendizado da criança. A palavra deve ser mostrada somente uma vez por dia, e a criança não deve ser forçada a participar da brincadeira. Normalmente, quando minha filha não mostrava mais interesse pelo que estava escrito, eu mudava a palavra.

Logicamente, iniciei a brincadeira com o escrito MAMÃE. A segunda palavra foi PAPAI, e depois escrevi VOVÓ, BOLA, AU-AU, e seguiram as palavras sobre coisas as quais ela tinha mais contato ( titia, água, leite).

Em suma, as brincadeiras para estimular minha filha a ler consistiam em:

* Mostrar fotos.
* Mostrar 10 imagens e nomeá-las 3 vezes por dia durante 1 semana. Exemplos: 10 fotos de cachorro, 10 de frutas, 10 de árvores, 10 de flores ou 10 objetos da casa
* Mostrar palavras grandes ( conforme exposto anteriormente).
* Ler e mostrar livros todos os dias.

Hoje, minha filha tem quase dois anos, e já aprendeu cerca de 30 palavras, sabendo diferenciá-las. Eu mostro o cartaz escrito BOLA e ela fala : bola!

Não tenho interesse em que minha filha seja nenhuma superdotada, mas acho que é bacana, de uma maneira alegre e despretensiosa, ajudar a fazer nossos filhos desenvolverem o gosto e a facilidade pela leitura.

Segundo a consultora em psicologia do site, Cecília Antipoff, existem no mercado livros que abordam esse tema de uma forma bastante didática e interessante, tais como: "Como ensinar seu bebê a ler" (Glenn Doman - Editora Ofícios -1990) e "Como multiplicar a inteligência de seu bebê" (Glenn Doman e Janet Doman - Editora Ofícios - 1994).

Entretanto, a Dra. Cecília alerta: a estimulação do bebê a ler deve ser feita de forma lúdica e prazerosa, tanto para a criança quanto para o adulto que estiver proporcionando tais atividades. A cobrança de resultados deve ser evitada - se o bebê não aprender ou não demonstrar interesse na atividade, não insista. Isso porque uma experiência que deve ser prazerosa pode acabar se tornando enfadonha e frustrante tanto para criança quanto para o adulto.
A psicóloga complementa: deve-se evitar comparações entre bebês. Cada criança é um indivíduo único e singular, com ritmos de aprendizagem e interesses diferenciados. Caso haja comparação, esta deve ser feita somente da criança com ela mesma (o que ela dominava e o que já está dominando).


Fonte:
www.cuidandodomeubebe.com.br

3 comentários:

Hellen Dayane disse...

Adorei esse post... super interessante... tenho uma menina de dois anos e um bb de tres meses... vou começar a por em prática!!!

Day disse...

Olá Karin, esse método que usa é o Método Glenn Doman, meu marido tem duas filhas hoje com mais de 20 anos e aprenderam a ler com esse método, na época pouquíssimo conhecido no Brasil. Temos um filho de 4 meses e já estou aplicando o método...mandei imprimir mais de 300 palavras (português X ingles) e cartões de imagens, é uma delícia pois se mostra cada vez mais entusiasmado. Parabéns e que muitas mães possam conhecer esse maravilhoso método e ensinar seus bebês. (Vc já deve conhecer esse é o site do Glenn Doman..) http://www.gentlerevolution.com/mm5/merchant.mvc
abraço
Day

Day disse...
Este comentário foi removido pelo autor.