terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Etiqueta na Gravidez



Hoje resolvi abordar um tema que de certa forma é delicado, principalmente pras grávidas.

Bom, se você não está grávida, provavelmente quando encontrar alguma grávida, vai ter vontade de dizer algumas dessas coisas... mas saiba... a maioria das mães não gostam, mas não falam por simples educação.

Coisas que deve-se evitar:

- Perguntar quanto peso ela ganhou: não interessa se ela ganhou muito ou pouco peso. Se esse assunto já é um drama pra mulheres normais... imagina pra grávida. Ahhh.. isso vale pra depois também... ela irá perder o peso que for necessário no tempo que for hábil pro corpo dela.

- Quando receber a notícia ir logo contando histórias traumáticas de partos normais, ou como a recuperação de uma cesárea é dificil... ou pior ainda... comentar histórias de vizinhas, filhas ou fulanas que perderam seus bebês.

- Perguntar o sexo do bebê... e depois dizer... "ahhh.. ser mãe de menino (a) também é legal" ou pior, "na próxima você consegue".... como assim consegue o que??? Ahhh =/... e ainda comentários como: "Preferi não saber o sexo, desde que venha com saúde está tudo certo"... porque perguntou então??? Você é você, ela é ela... ela se deu o luxo de preparar o enxoval antes e daí??? Vai ser pior mãe porque quis saber antes... me poupe!

- Perguntar o nome do bebê e fazer uma cara de quem comeu e não gostou... não interessa a tua opinião, se interessasse, ela teria lhe perguntado antes de escolher, se não fez isso, contenha-se em sorrir e dizer: "Lindo nome!"

- Fazer visitas na maternidade, se você não é íntima e não foi convidada para ir até lá... Então não vá. Simples... a nova mãe está extremamente exausta, mal conseguiu dormir a noite, você não sabe se o leite desceu, se o bebê conseguiu dormir ou mamar...
Diria pra ir visitar, pelo menos 1 semana depois que nasceu o bebê... a nova família precisa se adaptar a rotina que eles terão pela frente.... E Genteeee.. o bebê vai continuar ali... durante muitoooo anos... não precisa conhecer imediatamente!

- Outra coisa que eu não entendo porque as pessoas teimam em dizer é que a vida da gestante vai mudar - e pelo jeito que falam, pra pior!, nunca mais vai ser a mesma... etc e tal.

- Você vê a gestante todo dia, ou toda semana... que seja... e você insiste em perguntar... "Quando nasce???" Ou "Ainda não nasceu?" E ela lá com aquele barrigão, pesado, carregando pra cima e pra baixo.
Quando nascer, você provavelmente vai saber, seja direta ou indiretamente, fique tranquila.


Desculpem a sinceridade... mas hoje como gestante, sei quanto essas coisas irritam, machucam ou cansam de ser respondidas. Sei que uma gestação pode gerar muita curiosidade... mas deixe a grávida falar, ela vai falar o que ela se sentir a vontade de falar, e assim você vai ser bem mais educado (a).

E gravidinhas, espero que tenham gostado do post... :D

Beijos e abraços...

*Vamos ver quando meu pacotinho virá a esse mundo!!!

3 comentários:

Juliana Akemi Takeda disse...

Karin adorei!!!

Pra falar a verdade, minha vontade é de passar este texto para todos! Lembro que minha irmã passou por um experiência estressante justo no dia que minha linda sobrinha nasceu exatamente pela falta de etiqueta do pessoal , agora aqui estou tentando combinar com minha mãe de passar os "toques"ao pessoal quando minha bebê nascer.

Adorei mesmo!!!! Agora sei que não sou cricri como achava! :)

Carlinha Fernandes disse...

eu adorei esse post

faltou mais uma coisa que eu me lembro bem que me irritava bastante

ficar dizendo que minha pele ia manchar, que eu ia ficar cheia de estria, cheia de celulites, kkk, enfim

coisa chata, eu estava tão feliz em ser mãe que nem queria saber dessas bobagens, uÓ!!!

Patricia Santos - Brasília disse...

Tiraste as palavras da minha boca. Parabéns pela análise crítica.